SEJA BEM-VINDO! LEIA OS ARTIGOS E MATÉRIAS, SEJA EDIFICADO E COMENTE, SE DESEJAR.


quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

CARACTERÍSTICAS DO GLUTÃO - O pecado da glutonaria




“Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus”. (Gálatas 5:21)




O que significa a palavra GLUTÃO? Segundo o Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, glutão é aquele “que, ou aquele que come muito e com avidez; comilão, edaz”. Glutonaria, por sua vez, é a qualidade daquele que é glutão.


Você deve conhecer alguns glutões, pessoas que não tem controle sobre a quantidade do que ingerem; ávidas por comerem, gulosas, descomedidas, desequilibradas em relação à comida. Essas pessoas, além de se tornarem um grave problema para si mesmas, para sua saúde, para suas mentes e para seus corpos, tornam-se também um problema social. Passam a ser mal vistas pelas pessoas do seu círculo de convivência, mal faladas, tidas como mal educadas, sem modos e, inclusive, indesejadas, evitadas. Não vamos tratar das questões de saúde, das implicações médicas que isso envolve, mas da glutonaria como pecado e de como se comporta um glutão. 

Biblicamente, a glutonaria está na classe dos pecados praticados pela falta de domínio próprio ou temperança, como o apóstolo Paulo chama o descontrole de qualquer espécie na sua carta aos Gálatas. É vítima de si mesmo um homem que não consegue ter domínio próprio. Quando se trata da forma como se alimenta, torna-se feio, antissocial, mal falado e mal visto. Não são poucas as pessoas que comem além do limite da saciedade e que incorrem nesse pecado tido, inclusive pelo catolicismo romano em sua lista de pecados capitais, como o primeiro deles, a GULA. O glutão entra na fila da comida várias vezes, procura sempre o maior pedaço, o alimento com melhor aspecto e o primeiro lugar nas reuniões que envolvem comida. É pecado e é feio! A Bíblia chega a dizer que os GLUTÕES não herdarão o reino de Deus! Vejamos algumas características do GLUTÃO:

1) Não frequenta festas pelo prazer do convívio social, mas pelo prazer da comida.

2) Não é capaz de pensar na saciedade do próximo, somente na sua própria.

3) Não vai a um casamento ou festa de aniversário com o objetivo de honrar os noivos ou aniversariantes, mas simplesmente pelo prazer de comer.

4) Ao avaliar se uma festa é boa ou ruim, não o faz pelas pessoas ou pelo ambiente, mas pela comida servida.

5) Envergonha sua família pela forma desenfreada com que come.

6) Sai sempre passando mal dos eventos que frequenta por encher demais a barriga.

7) Nunca come até saciar sua fome ou necessidade de alimento, vai sempre além da sua saciedade. É exagerado!

8) Fala sobre comida o tempo todo. Na verdade, é seu assunto de maior interesse.

9) Em geral, o comilão é egoísta, ambicioso e avarento. Quer muito para si e menos para os outros.

10) Numa festa, procura sempre o lugar mais próximo de onde a comida é servida.

11) Não gosta de frequentar lugares onde bufês são contratados para servir a comida e a servem no prato. Ele mesmo gosta de servir-se para comer à vontade.

12) Nunca observa regras de etiqueta, como por exemplo, não encher demais um prato ou não encher um copo até a boca; tanto o prato como o copo são sempre muito cheios. 

13) Desenvolve problemas de saúde tais como hipertensão arterial, insuficiência cardíaca, diabetes, problemas respiratórios, apneia do sono, obesidade e circulação sanguínea. 

Como se percebe facilmente, o glutão é um problema para si mesmo e torna-se desagradável para quem o cerca. Portanto, como pecado, a glutonaria deve ser combatida e o glutão deve ser doutrinado biblicamente para corrigir o erro. Fiquemos com o conselho do sábio Salomão:


“E se és homem de grande apetite, põe uma faca à tua garganta”. (Provérbios 23:2)



Pr. Jesiel Freitas 
Ministério Palavra no Altar

8 comentários:

  1. Sou católico e fiquei emocionado com o respeito com o qual o Sr citou a Igreja referente ao pecado da gula, que Deus abençoe toda a sua família e que lhes permita entrar no paraíso na companhia dos grandes.

    ResponderExcluir
  2. Fico triste pq o pastor acusa. Mas não diz como ajudar o glutão a vencer pecado.por isso deixei de ir a igreja. Cansada de gente que só está lá pra apontar nunca pra ajudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz, meu irmão! Entendi sua manifestação. Compreendo que alguns lutam contra o impulso para comer, gerado por doenças emocionais, tais como a ansiedade. Espiritualmente, como pecado fazer vencido, trata-se com muita oração suplicando a ajuda de DEUS. Como doença, com ajuda dos profissionais da área: médicos, psicólogos, terapeutas, nutricionistas. Às vezes, recomenda-se o uso de alguns medicamentos tais como ansiolíticos, por exemplo. Abraço fraterno!

      Excluir
    2. Naõ olhe para minguém
      Olhe somente para o Senhor JESUS..
      ELE QUE VAI TE SALVAR..
      salvaçaõ é individual.
      Cada um vai prestar com contas com Deus.
      Peça a Deus que te envie anjos na terra para te ajudar na.sua caminhada..
      Ainda existe homens e mulheres de Deus prontos pra te ouvir,ajudar,fortalecer..
      E Deus sera glorificado.na su vida

      Excluir
    3. Eu posso saber que algo não é bom, mas não saber INTEGRALMENTE, como dar uma solução a esse mal. Denunciar um mal é uma coisas, saber corrigí-lo, é muitas vezes da competência de outros fazê-lo. Este blog é de cariz religioso, não de nutrição. Deixar de ser-se guloso, tem a ver com muitos factores, de genéticos a adquiridos. Devo acrescentar que eu nada tenho de guloso!

      Excluir
  3. Comer chocolate depois do almoço é ser guloso ? Eu n tenho mais fome só como o chocolate pq é bom isso é errado ?

    ResponderExcluir
  4. Pura realidade, só não entendi quem quer viver sem fazer esforço nenhum e viver no prazer da carne . Tudo podemos comer claro ! O problema é o controle , pois a gordura que sobra, nos engordando é sinal está demais , corpo não conseguiu metabolizar . Porem existem magros com gula tbm , e o problema apesar de não aparecer externamente ( no tecido adiposo) vai pra corrente sanguínea, não raro vemos , magros com pressão alta , diabetes, colesterol alto, arritmia...esse tipo de problema na saúde se dar pelo EXAGERO!!!! Fica aí a título de informação.

    ResponderExcluir

Olá! Será sempre um grande prazer receber seus comentários, por isto, comente! Porém, em respeito aos demais leitores e visitantes seus comentários serão publicados após aprovação dos editores e do proprietário do blog. Grande abraço, obrigado pelo carinho e... COMENTE!!

Related Posts with Thumbnails

Faça parte de nosso ministério!

Faça parte de nosso ministério!